DIA DE REIS



Amanhã, 06 de janeiro, é dia de desmontar toda a decoração natalina de casa. Dá uma tristezinha, né? Sem enfeites, sem balangandans a casa parece estar vazia. Pra espantar o baixo astral vale a pena comprar umas flores bem alegres, mudar os enfeites de lugar e fazer um Bolo de Reis. Tradicionalmente português, além de gostoso, pode ser uma maneira de usar as frutas secas que sobraram das festas de fim de ano. Esse ano, na Espanha, uma confeitaria vai rechear o bolo com um cheque de dois mil euros e o felizardo que pegar esse pedaço ganha a bolada.

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/confeitaria-espanhola-vai-rechear-doce-do-dia-de-reis-com-r-4-400-20110105.html

Pra quem quiser arriscar na brincadeira com prêmios mais singelos, segue uma receita do Bolo de Reis:

Ingredientes
2 xícara(s) (chá) de açúcar mascavo
2 xícara(s) (chá) de Água
100 gr de frutas cristalizadas
50 gr de uva passa
1 xícara(s) (chá) de manteiga
1 lata(s) de leite condensado
4 unidade(s) de ovo
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
1 colher(es) (chá) de bicarbonato de sódio
100 gr de nozes picada(s) finamente
100 gr de amêndoas picada(s) finamente
100 gr de avelã picada(s) finamente

Modo de preparo

Ferva durante 15 minutos o açúcar mascavo com 1 xícara de água (use recipiente alto e fogo baixo, porque pode derramar). Coe e reserve. Ferva as frutas cristalizadas e as uvas passas na outra xícara de água durante 5 minutos. Reserve. Bata a manteiga, o leite condensado, as gemas e o açúcar mascavo. Acrescente aos poucos a farinha peneirada juntamente com o fermento e o bicarbonato. Bata levemente. Junte as frutas e as claras em neve, misturando levemente. Por último, adicione e misture as frutas secas picadas. Asse em fôrma grande e com furo central (a quantidade de massa é grande). Asse durante 45 minutos em forno médio. Está pronto quando espetar um palito e ele sair seco. Desenforme e, depois de frio, enfeite a gosto com cerejas ao marrasquino escorridas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

1 comentários:

Amanda Gandy disse...

Que marravilha, deu água na boca.
o blog está um chame, parabéns!!


http://amanda-mundofascinante.blogspot.com/